terça-feira, 17 de novembro de 2015

espuma de leite




Gosto muito de lattes em geral. Sejam de chocolate, café, chá... principalmente em dias frios como o de hoje (pois é, o frio chegou cá!), deliro com um bom latte quentinho. Ao que parece, agora são coisa de hipsters, mas, paciência, gosto mesmo!

A propósito do post anteriore das várias pessoas que já há algum tempo me vão perguntando como é que faço espuma de leite em casa, aqui vai:

A espuma de leite que nos servem nos galões e cappuccinos das boas pastelarias é obtida por vaporização. Sabem aquela estrutura proeminente das máquinas de café industriais que se põe dentro do leite e o aquece e enche de bolhinhas de ar? Permite obter-se leite vaporizado e espuma de leite. Em tempos tive uma máquina de café que dava para fazer isso em casa, mas essa estrutura era tão difícil de lavar que eu acabava a evitar usá-la.

A melhor alternativa é um "batedor de leite". O meu custou menos de 2€ e uso-o há vários anos (consome muito pouco e a pilha dura eternidades). É destes:


Há diferentes versões.
Há também quem prefira modelos manuais (os acima funcionam com pilhas, o abaixo é manual):


Em ambos os casos, são muito fáceis de usar e simples de limpar se forem lavados imediatamente a seguir a cada utilização passando por água corrente bem quente. Pessoalmente, acho que faz toda a diferença usarmos espuma de leite em vez de leite. Aqui fica uma breve demonstração:

                       

Qualquer bebida fica logo com melhor ar, não é?


7 comentários:

MAG disse...

O meu namorado sempre quis essa espuma para o café dele! Thanks Vou já arranjar um igual.

Unknown disse...

Que giro :)

Unknown disse...

olha lá mas que giro... sempre me perguntei como faziam isso em casa sem o tal braço da maquina do cafe... espectacular! adoro beber a meia de leite com essa espuminha e, quando estive na Escócia, esta era uma das minhas perdições!!! já pus na minha lista ikea. agora qd for a lisboa com tempo para ir a essa grande superficie, vou trazer um destes magicos aparelhos para a costa alentejana!!!
beijinhos da costa alentejana e mil obrigadas por estas dicas fabulosas!!!! podes continuar que a malta agradece!

Raquel Úria disse...

Xana, não tem necessariamente de ser numa loja Ikea. Também se compra noutros sítios. Encontrei o meu numa loja casa, se houver aí perto, espreita se têm. http://www.casashops.com/po/home.html

Unknown disse...

Mil obrigadas!! Nã, por aqui não há nada disso... É muito porreiro para viver, não há centros comerciais nem retail parks... Não me estou a queixar, mas confesso que há dias q gostava q fossem mais perto (quero dizer a menos de 100km!!!)
Beijinhos e qd o tiver venho aqui contar a minha aventura!!

Raquel Úria disse...

Ai que sossego bom! Xana: viver longe dos centros urbanos tem o seu lado positivo e lado negativo mas, no fim da contabilidade, acho que sais a ganhar (principalmente porque sabes ver com os olhos certos tudo de bom e bonito que vos rodeia aí). Beijinhos!

Unknown disse...

Sim sim, sem dúvida q prefiro viver aqui e,mais importante, poder criar o rapazola neste nosso sossego bom! Mas o meu sangue da margem sul com vista para a capital, por vezes chama pela confusão.... Ainda q seja mesmo só muito de vez em quando é por brevíssimos instantes!!!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...