quarta-feira, 15 de abril de 2015

falafel vegan



Não sou a maior fã de modas. Para dizer a verdade, as "tendências" relacionadas com comida até me irritam bastante (dietas da moda, sementes de chia e afins, batidos verdes... não tenho paciência) e custou-me usar a designação "vegan" no título porque me parece pedantismo mas, teve de ser, porque a receita é isto mesmo e é óptima! Era bom demais para não partilhar. Aqui vai:

Falafel vegan

1 lata grande de grão de bico cozido
1 molho de salsa fresca picada
1 cenoura ralada
1 cebola picada
3  dentes de alho picados
2 c.s. de farinha
1 c.c. de colorau
1 c.c. de cominhos moídos
1 pimento lampião picado
sal e pimenta q.b.
3 ou 4 c.s. de óleo (para fritar)

Escorrer bem o grão de bico e esmagá-lo ou triturá-lo grosseiramente antes de misturar muito bem com os restantes ingredientes. Formar bolinhas ligeiramente achatadas e fritar em pouco óleo mas bem quente.


17 comentários:

Unknown disse...

Também não sou nada de modas (nem em comida nem em nada!) mas cá por casa temos experimentado algumas alternativas no q toca a alimentação. Já tinha ouvido e lido coisas sobre o falafel e como era uma boa forma de comer leguminosas sem ser no seu "estado normal".
Esta tua receita ditou o menu para o almoço de sábado!!! Deve ficar bem a acompanhar com uma bela salada de alface, abacate, tomatinhos, rúcula, passas e nozes... Hum!!! ;)
Beijinhos da costa alentejana, Xana

Raquel Úria disse...

Pois deve, Xana! Só de imaginar essa salada já fiquei com vontade de repetir os falafel. :) Beijinhos!

Dora disse...

Ui, que isso parece mesmo bom! O que é pimento lampião?

Raquel Úria disse...

É uma espécie de malagueta, Dora. Compro às vezes no Continente quando não encontro boas malaguetas vermelhas (daquelas compridas) em lado nenhum. É facultativo na receita - para quem tem crianças é mesmo conveniente não se usar porque é bastante picante. Nós cá em casa é que gostamos de tudo no limite. :)

Ana disse...

Eu adoro falafel, mas nunca fiz em casa, vai ser agora com esta receitinha. Há para aí uns 9 anos, que, na nossa alimentação cá de casa, não entra, carne,leite ou fritos, por várias razões, uma delas é a nossa saúde, por isso estas sugestões são muito bem vindas. Obrigada.
Beijinhos

Ana disse...

Esqueci de dizer abro uma ou outra exceção para os fritos, vai ser o caso do falafel, mas é raro, este ano vai ser a primeira vez.

Raquel Úria disse...

Ana, os fritos também não costumam entrar cá em casa - de imersão, pelo menos. Neste caso, se o óleo estiver bem quente e for em pouca quantidade, os falafel ficam sequinhos. :)

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adoro receitas com grão de bico! Gostei muito da receita, parabéns!
Beijos
CamomilaRosa

Raquel disse...

O que é um pimento lampião, hein?

Raquel Úria disse...

Capsicum chinese, Raquel. Vê os comentários acima (a resposta à Dora). *

Unknown disse...

Ora então venho fazer o balanço do almoço de sábado... Delicioso!!! O meu pequeno rapazola, do alto dos seus 26 meses, disse "huuuuummmmm... Á bom mamã!"
E pronto, assim comemos algo diferente, muito bom e nutritivo! É para voltar a repetir!!!
Mais uma vez mil obrigadas pela partilha da receita... Podes continuar!!!
Beijinhos da costa alentejana, Xana

Raquel Úria disse...

Xana, que bom que gostaram! Nós também ficámos muito fãs. :) Beijinhos aí para casa!

Nani Andrade disse...

Eu não sou vegan, mas tenho comido muito menos carne nos últimos tempos. ;) Não por uma questão de moda mas de saúde. Temos tantos substitutos de proteína animal muito mais saudáveis. E podias ter dito vegetariana. eheh
E achei giro este post porque tenho feito hambúrgueres vegetarianos e ontem fiz uns muito parecidos. Grão, cenoura, courgette e batata doce raladas. Com imensas especiarias. E por acaso tenho uma pasta secreta no Pinterest que se chama Vegan. ahahah

Raquel Úria disse...

Pois é Nani, é tão boa escolha! Tens de partilhar as tuas receitas também, nem que seja pra inspiração e tirarmos ideias.

Quanto ao nome, vegan e vegetariano não são a mesma coisa. Quis ser precisa. :)

Nani Andrade disse...

Diferença abismal. Mas sabes que há muita confusão. Mas sim, dito assim - Vegan para quem é somente vegetariano é um bocado mania. ahah

Ana disse...

Olá Raquel, só hoje fiz os teus bolinhos falafel, vão ser o nosso jantar, consegui fazê-los praticamente assados e não fritos, pois a frigideira anti-aderente é boa e está nova, apenas a untei a primeira vez. Ficaram bem melhores que os que como por aí, adorei. Vou fazer mais vezes. Obrigada. Beijinhos

Raquel Úria disse...

Ai que bom! Fico tão contente por saber! Beijinho Ana, e obrigada pelo feedback! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...